domingo, 11 de fevereiro de 2007

Ser brasileiro = não desistir. Certo?

Eu realmente queria saber quem foi a feliz pessoa que pensou naquela propaganda do "Eu sou brasileiro e não desisto nunca". Sério mesmo. De verdade. De onde o cara tirou isso? Do exemplo de Ronaldinho, o Fenômeno - só porque disseram a ele que futebol nunca mais e aí ele ganhou mais um campeonato mundial? Do caso do correto cidadão que fez questão de devolver todo o dinheiro que encontrou dentro de uma carteira num aeroporto?

O que é que tem mesmo de tão errado em desistir, deixar para lá e seguir adiante?

Depois de ver À Procura da Felicidade nesse fim de semana, acho que a idéia deveria ser não desistir. Se possível, nunca. Afinal, se o estadunidense Chris Gardner (Will Smith) foi capaz de superar tudo e todos porque ele disse que conseguiria, não deve ser tão impossível ir atrás de algo em que se acredita. E olha que ele ainda conseguiu terminar a história bem: com o emprego, o filho e muitos dólares no bolso. É só "proteger o sonho", certo?

Mas a propaganda de estímulo para os brasileiros sumiu pouco depois dos primeiros sinais de denúncia de corrupção no governo Lula... Ainda somos brasileiros? Ainda não desistimos nunca? Ainda acreditamos nas propagandas que servem para fortalecer nossa alta-estima?

Por que deixamos para trás aquela louca vontade de largar tudo como está e ir procurar a felicidade noutro canto? Ainda segundo o filme, a procura não garante que, no final, a felicidade será encontrada...

Minha teoria? Teimosia. Só isso explica a razão para este blog ainda estar vivo...

4 comentários:

Anônimo disse...

Acho que a teoria da teimosia é interessante e, até certo ponto correta. Só não esqueça que a grande motivação para a vida do ser humano é alcançar a felicidade, o que vem através da perseverança e da teimosia.
Se pensarmos dessa forma, o governo Lula contribuiu, e muito, para a manutenção da busca pela felicidade.
Ainda somos brasileiros, não acreditamos nas propagandas, porém não conseguimos dispensar a fé.

Anônimo disse...

ai... tanta coisa para dizer e pouca vontade de revelar num comentario de blog....
não apaguei meu blog ainda pq vc criou o seu... mas admito que vc eh bem mais teimosa que eu... hum... eu sou lais e eu não desisto nunca da idéia de desistir sempre! afinal, se formos rígidos em nossos ideias podemos perder a beleza do outro lado do muro.... entende?

Valéria Vilas Bôas disse...

Lali, eu gostei do layout novo. Agora quanto ao texto eu não vou comentar nada, vc já sabe o que eu penso a respeito...

Amanda Luz disse...

Esse filme eh mto bom! Mas o titulo traduzido nao cabe tao bem. Pursuit of Happyness (com 'y') faz mais jus ao filme e, ate, a sua ideia...

Pra falar a verdade, odeio qdo as pessoas me vem com bordoes como esse. Argh.