domingo, 11 de março de 2007

O sertão vai virar mar! – ou o mar vai invadir o sertão?

O sertão vai virar mar. Não me lembro exatamente com que idade ouvi essa afirmação (tão cheia de força!) pela primeira vez, mas ainda consigo me lembrar do impacto ao ouvi-la.


Menina sem problemas com criatividade que fui – do tipo que inventava altas perseguições de bicicleta (com rodinhas, sim, senhor!) num quintal não tão grande assim -, tratei logo de imaginar um monte de peixinhos convivendo pacificamente com os mandacarus. Claro, sem que os primeiros se machucassem nos espinhos dos segundos. Até hoje não consigo explicar a imagem que montei mentalmente do chão rachado de seco com as correntes salgadas do mar...


O fato é que agora, alcançada a maioridade, me pego pensando novamente: o sertão vai virar mar! Bem, não é bem assim – até porque, consegui me convencer, depois de uns anos na escola, que peixinhos e mandacarus não podem conviver no mesmo ecossistema.


Apresento: a minha “viagem”


Bem, o aquecimento global tá aí, né? Além de criativa, acho que sou meio pessimista...


Digamos que os países do mundo não consigam controlar o efeito estufa, a temperatura do globo aumente de um jeito que não tem volta mesmo e todo o gelo presente nos pólos derreta. É muito gelo...


E é aí que entra meu novo cenário imaginário. Esqueça os peixinhos convivendo pacificamente com os mandacarus. Visualize o mar chegando até o sertão. Pense nas pessoas estendidas em suas toalhas, no chão rachado de seco, para tomar sol enquanto outras aproveitam as "sombras" dos mandacarus.


Vai ser um verdadeiro êxodo ao contrário! Todo mundo disputando a tapas um pedacinho de terra e espaço em condomínios de luxo em uma nova orla – tudo isso no sertão!


Olha, não faço idéia se o sertão vai virar mar. Também não sei se o mar vai invadir o sertão. Desconheço até as previsões (baseadas na ciência) para um quadro como o que acabo de pintar. Eu realmente só tenho minha imaginação. Mas não custa nada convidar: vamos dar uma olhada nos preços de terrenos lá no sertão?


Recomendação: Após este texto, gostaria de lembrar a quem chegou até o final que eu sou uma mera estudante de Jornalismo. Logo, não tenho nenhuma comprovação científica para me basear. Minha teoria deve-se somente a excesso de criatividade mesmo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gente, como a criança é criativa a ponto de imaginar um ecossistema onde mandacaru e peixe convivem harmoniosamente...
Pode até ser roteiro de filme: a visão de uma criança sobre o aquecimento global, com direito a essa e outras viagens. Por mim, está aprovado! (Vê só se me arruma um lugar nessa super produção...)

Amanda Luz disse...

hahahaha!

espero que isso demore um pouco, nao espero estar viva e morando em Salvador quando la estiver abaixo d'agua!

Valéria Vilas Bôas disse...

Lali, sua teoria até é boa, mas acho que comprar pedacinhos do sertão agora só vai levar à falência, sorry.