terça-feira, 18 de dezembro de 2007

A união faz a força

Para os céticos que não acreditam na união de diferentes classes, aí vai um exemplo diretamente de Hollywood: atores do cinema e da televisão têm demonstrado seu apoio aos roteiristas desde que estes entraram em greve no início de novembro.

O sindicato dos roteiristas - Writers Guild of America (WGA) - iniciou sua greve em 5 de novembro, depois que a associação de produtores rejeitou suas exigências de receber uma porção maior dos lucros obtidos pelas vendas de suas obras pela internet e outros novos meios tecnológicos.

Os atores têm participado dos piquetes e declarado seu apoio aos roteiristas, mas as negociações estão paradas desde 7 de dezembro quando os estúdios abandonaram as negociações.

Os filmes que ainda dependem de alterações no roteiro não vão pra frente. Programas televisivos diários, como o do apresentador Jay Leno, são reprisados. Já os seriados ainda não foram afetados graças aos episódios de vantagem (as gravações começam bem antes da temporada, como costuma acontecer com as telenovelas). Mas a greve já cancelou um debate entre democratas e promete dificultar a produção das festas do Oscar e do Globo de Ouro.

No blog do movimento United Hollywood é possível conseguir o link para o site Speechless Without Writers em que “atores, escritores e diretores se juntam em solidariedade”, mostrando que a união faz, sim, a força com vídeos que endossam a causa.


Nenhum comentário: