sexta-feira, 17 de agosto de 2007

O desespero das donas de casa



Aberturas de seriados televisivos são um detalhe à parte destes produtos. Espera-se que, em poucos segundos, as imagens transmitam a idéia geral da série, apresentem os atores e ainda chamem a atenção daqueles que não se deram conta de que o programa já começou. Ok, já dá para ficar feliz se o seriado tiver uma abertura - por que esse pessoal insiste em economizar logo nessa parte?

No caso de Donas de Casa Desesperadas, que estreou na última quarta-feira (15/08), a abertura foi mais um item de comparação. Do começo ao fim, ficou no ar a sensação de "já vi isso aqui... e era melhor!". Seja porque os atores brasileiros parecem querer fazer exatamente como os estadunidenses (e o prêmio de melhor tentativa vai para... Lucélia Santos e sua infeliz reprodução dos trejeitos típicos de Terri Hatcher! - que não ficaram bem na "eterna escrava Isaura"), ou porque Sônia Braga ainda não encontrou o tom certo para narrar a história dos moradores de Arvoredo (morrer logo no primeiro episódio e ter a dura missão de relatar as misérias dos outros provou não ser tão fácil assim afinal).

Para os fãs de Desperate Housewives (a original, aquela que tem a 4ª temporada prevista para estrear no final de setembro), a história de Donas de Casa Desesperadas não tem muito a acrescentar. Na verdade, é exatamente a mesma coisa: Suzana (Lucélia Santos), Lígia (Teresa Seiblitz), Gabriela (Franciely Freduzeski) e Elisa (Viétia Zangrandi) vão passar os 23 episódios dessa temporada tentando descobrir porque sua amiga Alice (Sônia Braga) se matou. Bom, e aí tem o tal do "toque barsileiro", misturado ao sotaque argentino (economia da produção: alguns atores argentinos integram o elenco), mas, basicamente, é possível até mesmo antecipar algumas falas e cenas sem muito esforço da memória.

O seriado é uma aposta da RedeTV!, que espera provar que "há vida, além das novelas, na teledramaturgia brasileira". Até agora, depois da transmissão do primeiro episódio, ele já comprovou o que Lavoisier disse muito tempo atrás, bem antes do surgimento da televisão: "na natureza nada se perde, nada se cria. Tudo se transforma".

Serviço:
O que: Donas de Casa Desesperadas
Onde: RedeTV!
Quando: Quarta - 23h e Domingo - 22h

2 comentários:

Anônimo disse...

meu deus! eu assisti um pedaço de episodio no youtube.... q toscoooooo!!!!
e a narração é o pior!

Renata Cerqueira disse...

você conseguiu me deixar curiosa!!!!

quero ver issooo!!! Deve ser muuito sem noção! rsrs

obs. Que jornalística está essa garota!

Bjão, fofa!