sábado, 23 de agosto de 2008

Confusão histórica

É atleta demais, modalidade demais, história demais para muito pouco tempo de duração dos Jogos Olímpicos. Não é a toa que os erros acontecem, afinal, nas transmissões ao vivo, faz-se mais do que simplesmente narrar o que o telespectador está vendo - é preciso trazer, também, os fatos históricos e os dados dos competidores de tal disputa.

E foi assim que um pobre jornalista venezuelano (a Venezuela participou dos Jogos Olímpicos de Pequim?), Willie Oviedo, acabou fazendo uma confusão histórica. Depois que o americano Michael Phelps ganhou sua oitava medalha de ouro, o jornalista contou como "jamais em uma edição dos Jogos Olímpicos um mortal conseguiu conquistar oito medalhas douradas. O único a consegui-lo foi Michael Phelps, nos Jogos de Munique, no ano de 1972, na Alemanha de Hitler, que nem sequer quis entregar pessoalmente as medalhas".

Phelps bateu o também nadador Mark Spitz, que conquistou sete medalhas de ouro nas Olimpíadas de Munique, em 1972 - 25 anos depois da morte do ditador nazista. Ah, e Hitler não quis entregar as medalhas pessoalmente ao velocista afro-americano Jesse Owens nos Jogos de 1936, em Berlim.

Já o vídeo com a gafe de Oviedo virou sucesso no YouTube:


4 comentários:

Anônimo disse...

Putz! e ninguém deu uma ajudinha ao cara? Pisou feio na bola hein? Não sei como ele mesmo não se deu conta da viagem de que ele estava falando... =s

Unknown disse...

É compreensível... ele estava impressionado com esta marca atingida por Phelps... tadinho!
Só pra constar, a Venezuela foi aos JOgos Olímpicos, ficou em 81º no quadro de medalhas com 1 bronze (Taekwondo - Feminino/até 49kg - Dalia Contreras Rivero... quem diria, uma mulher!!!)... filho único de mãe solteira.

Unknown disse...

Fazendo comentário no meio do estágio aproveitando a ausência do chefe. Se eu enviar pela metade, é porque ele chegou...ah, detalhe: o CPD monitora os acessos a PC, mas o usuário tá no nome do meu colega mesmo, tadinho.

Voltando, adorei a gafe desse criaturinha, assim, eu não me sinto tão culpada em ter aversão a história, levando em consideração que o nobre colega de Lali não foi corrigido. Agora eu posso sair gritando por aí que Lenin salvou o capitalismo com Planos Quinqunais quando a bolsa da Alemanha teve crash no meio da Segunda Guerra Mundial de 1954, ano do suicídio de Juscelino. Né legal falar bobagem?? =)

Unknown disse...

Retificando:

Planos Quiquenais