quinta-feira, 12 de julho de 2007

Assumindo a pottermania

Olha, eu aviso logo que as palavras que seguem não foram digitadas por uma analista. Admito de antemão que sou uma aficccionada. E confesso que já me tinha por "curada" dessa história de pottermania... até que vi um trailer de Harry Potter e a Ordem da Fênix num daqueles dias em que fui ao cinema como quem não quer nada e, quando dei por mim, lá estava eu comprando o ingresso antecipado para o dia da estreia do 5º filme da franquia Harry Potter...

Também tenho que dizer que, no momento em que me sentei naquela poltrona, achava que não lembrava direito da história do livro que deu origem ao filme*. E logo na primeira cena me senti meio perdida... Eu realmente não tinha imaginado que o parquinho em que Harry e Duda estavam quando os dementadores chegam fosse tão... desolado, quase triste...

E, claro, os primeiros minutos do filme foram dedicados às observações de como as "crianças" cresceram - tão bacana esse negócio de acompanhar o crescimento dos atores! De repente a maneira de atuar deles podia "crescer" também... Mas, tudo bem, um Harry "aborrecente" é sempre um Harry "aborrecente"!

Conforme Harry cresce, cresce também o número de personagens ao seu redor. De Luna Lovegood (que ainda retorna, para minha alegria porque a atriz que encontraram tem "a cara da personagem"!) a Dolores Jane Umbridge (que a justiça tenha pena dela!), esse novo filme tem um verdadeiro desfile de novos e velhos personagens. O que é ótimo, pensando no livro, afinal, todos eles têm lá o seu papel na ação; mas é péssimo no filme: não há tempo suficiente para tantos bons atores/personagens! - e que me desculpem os pottermaníacos verdadeiramente fanáticos, mas os adultos mereciam mais tempo na tela!

Aos poucos fui sentindo falta de alguns pedaços do livro - só o que a memória deu conta, porque eu não o reli antes de ir para a sessão das 21:10. Em outros momentos, a história só pareceu um pouco, bem, diferente demais do que a leitura fez minha imaginação supor. No fim, a morte de Sirius nem foi lá grandes coisas. E eu ainda não entendo porque o pobre coitado do Aquele-que-não-pode-ser-nomeado foi impedido de ter um nariz...

No final das contas, esse quinto filme é bom. Não teve uma cena de quadribol, mas os efeitos especiais, mais uma vez, tiveram um importante papel na história do aprendiz de bruxo Harry (a cena da sala de premonições que o diga!). Embora eu ainda ache que o anterior foi melhor porque foi mais hábil na transposição da história das páginas do livro para as telas de cinema - e deu conta direitinho da emoção do triunfal retorno do Lord das Trevas.

Para os que se queixam que o livro é mil vezes melhor: sim, isso é verdade, mas o consolo é que o filme não deixa a desejar. E se você sentiu falta de algum momento (ou momentos!) em especial, um bônus: você é realmente fã, a ponto de conhecer a história de cor e saltiado e ainda dar por falta de alguma coisa...

Acho que agora é esperar pelo próximo filme (previsto para 2008) e pelo fim da saga de Harry e seus amigos (quais personagens principais vão morrer? J. K. Rowling seria capaz de matar o personagem que dá título aos livros ou um de seus fiéis amigos, Rony e Hermione? Como Voldemort será vencido sem Dumbledore? Sirius tem alguma chance de "resucitar?"), ainda este ano, com o lançamento do último livro: Harry Potter e as Relíquias da Morte. Haja emoção!

*Imenso valeu às pessoas que, já na porta do cinema, esclareceram minhas dúvidas!

4 comentários:

Amanda Fechine disse...

"No final das contas, esse quinto filme é bom."
e ainda tem quem diga que vc seja uma pessoa otimista....

só uma coisinha q eu tinha esquecido de comentar, dumbledore continua sofrivel! vc viu como ele tava aterrorizado na luta com voldemort?? cade a serenidade, minha gente?
.... horrivel...

Valéria Vilas Bôas disse...

Preciso de tempo pra digerir o filme ainda...

Conça disse...

E eu devo ser a única pessoa no mundo que ainda não leu Harry Potter...

Anônimo disse...

Independentemente de qualquer coisa, sigo sendo uma 'Harry Potter Freak', mas não daquelas que se vestem como os alunos de Hogwarts na estréia do filme (acho que aí é um pouco demais...)!