quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Agosto, mês de desgosto

O oitavo mês do nosso calendário, agosto, tem origem no latim Augustus. Ele recebeu esse nome por um capricho do imperador César Augusto: por decreto em honra ao imperador, que não queria ficar atrás de Júlio César (que já tinha "um mês para chamar de seu": julho), o novo mês foi criado, assim como o de "Julinho", com 31 dias. E viva a competição masculina para demonstrar poder!

O que "Gugu" não conseguiu prever foi que o "seu" mês seria conhecido, por alguns, como o mês de desgosto. Tragédias e incidentes só fazem reforça a idéia de que agosto traz azar.

Revisando a lista das figuras públicas que morreram entre os dias 01/08 e 31/08, já é possível ter uma idéia do porquê da má fama de agosto: Getúlio Vargas (24/08/1954), Carmen Miranda (05/08/1955), Marilyn Monroe (05/08/1962), Elvis Presley (16/08/1977) e Lady Di (31/08/1997).

Isso sem contar os fatos históricos: a 1ª Guerra Mundial começou no dia 1º de agosto de 1914; em 2 de Agosto de 1934, Hitler uniu as funções de Presidente e de Chanceler, passando a se auto-intitular de Líder (Führer) da Alemanha; em 4 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram a primeira bomba atômica, destruindo a cidade de Hiroshima, e, no dia 6, a segunda, sobre Nagazaki...

Há ainda o fato de agosto ser um dos meses de inverno no Brasil - o que significa dizer frio e vento nos 31 dias mais longos do ano. E sem um feriado, o que dificulta desenvolver alguma simpatia pelo mês!

Claro que há os que defendem o "pobre" mês. Minha avó sempre criticou essa superstição sem sentido que estigmatiza agosto. Para ela, todas essas datas de mortes e acontecimentos refletem apenas coincidências ao longo da História. Mas, não sei não... vovó é uma leonina que faz aniversário em 21/08...

Por via das dúvidas, vou jogar sal grosso sobre o ombro, procurar um trevo de quatro folhas, me munir de um pé de coelho e comprar uma figa. É melhor não dar chance às "más energias" de agosto.

3 comentários:

Valéria Vilas Bôas disse...

Minha mãe também reclama da supertição, e também faz aniversário em agosto. No fim das contas acho que o argumento delas tem razão, mas não custa previnir mesmo. O mais chato de tudo é a falta de feriado...

Conça disse...

Filosofia de botequim: a vida não é só feita de bons momentos e os maus momentos são males necessários, fazem parte do nosso aprendizado, da nossa evolução como pessoas. As tragédias importam pela sua essência e não por se passar em agosto, setembro, ou qualquer outro mês do ano. Tenho nada contra o mês de agosto não... se bem que... eu encontrei 2 gatos pretos no dia 13... vamos juntas comprar a figa!

Eu mesma disse...

´bom, nao vou dizer que agosto foi bom pra mim.... admito que esse mês veio carregado de "coisas".... ainda bem que está acabando!

ps: tenho uma amiga que faz aniversário em 13/08... quando o aniversário caía numa sexta-feira, a gente fazia tanta gozação!